A Escola

A Escola de Música Amadeus  foi criada em 2001 com o objetivo de oferecer o acesso ao ensino da música à população darquense.
O sucesso do projeto permitiu a sua expansão, existindo hoje, no concelho de Viana do Castelo, dois polos: a sede em Viana do Castelo e o polo de Lanheses.

Em 2022, a Escola de Música Amadeus mudou de instalações, integrando o espaço da Amadeus Music Center, onde estão também uma loja de música, um estúdio de gravação, uma empresa de software de gestão de ensino artístico e outra de gestão de bandas filarmónicas.

A excelência do ensino na Escola de Música Amadeus valeu-lhe o reconhecimento da categoria de Centro de Exames da ABRSM – Associated Board of The Royal Schools of Music e de Centro Público de Exames Rockschool.


Enquanto centro de exames das mais prestigiadas instituições certificadoras internacionais, assegura um grupo de formadores altamente qualificado, proveniente dos mais variados géneros, desde a música clássica, ao pop/rock, jazz e à música tradicional.

A Escola de Música Amadeus oferece formação numa multiplicidade de instrumentos (piano, saxofone, baixo elétrico, bateria, violino, flauta transversal, guitarra clássica, guitarra elétrica, ukulele, contrabaixo, clarinete, cavaquinho, concertina, acordeão), adaptada ao nível de cada formando.


Na Escola de Música Amadeus acredita-se que a aprendizagem da música proporciona um conjunto de ferramentas emocionais e de trabalho, expedientes fundamentais para o desenvolvimento pessoal e sociocultural do ser humano. É por essa razão que, complementarmente aos momentos de avaliação, oferecemos espetáculos e eventos, que permitem os nossos formandos viver e sentir a música, partilhando-a com amigos e familiares.  

Espetáculos e eventos realizados:

— Festival Amadeus

— Projeto Música pelo Ambiente: Uma parceria entre a SIRD (Sociedade de Instrução e Recreio Darquense), a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na figura do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e dos SMSBVC (Serviços Municipalizados de Saneamento Básico). Em novembro de 2010, foi lançado o desafio da criação de uma letra para uma música sobre o ambiente em geral ou algum componente ambiental específico. Em janeiro de 2011, foram a concurso 30 trabalhos, 11 dos quais foram selecionados para a fase seguinte: produção e gravação de um CD com temas originais. Depois de um extenso trabalho de ensaios e gravações para a produção do CD, o mesmo, foi apresentado no dia 5 de junho de 2011, Dia Mundial do Ambiente. A apresentação resultou na organização de vários espetáculos no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo. 

— Pegada Amadeus: Ciclo de pequenos concertos da Escola de Música Amadeus em várias escolas do ensino regular, sob o mote: "A Amadeus vai estar presente na tua escola, entra no mundo da música e diverte-te connosco, procura-nos nos teus intervalos!". A iniciativa assumiu a forma de jogo — para assistir aos concertos, os alunos seguiam os vestígios das pegadas deixadas pelos músicos da Escola de Música Amadeus no recinto escolar.

— Amadeus Convida

A Escola de Música Amadeus garante a aquisição de competências especializadas através dos estilos que os alunos mais apreciam!