A Escola

A Escola de Música Amadeus (EMA) foi criada em 2001 com o objetivo de oferecer o acesso ao ensino da música à população darquense.
O sucesso do projeto permitiu a sua expansão, existindo hoje, no concelho de Viana do Castelo, dois pólos: a sede em Darque e o pólo de Lanheses.
A excelência ensino da EMA valeu-lhe o reconhecimento da categoria de Centro de Exames da ABRSM – Associated Board of The Royal Schools of Music e de Centro Público de Exames Rockschool, o único no Alto Minho.


Enquanto centro de exames das mais prestigiadas instituições certificadoras internacionais, a EMA assegura um grupo de formadores altamente qualificado, proveniente dos mais variados géneros, desde a música clássica, ao pop/rock, jazz e à música tradicional.
A Escola de Música Amadeus oferece formação numa multiplicidade de instrumentos (piano, saxofone, baixo elétrico, bateria, violino, flauta transversal, guitarra clássica, guitarra elétrica e ukulele), adaptada ao nível de cada formando.


Na EMA acredita-se que a aprendizagem da música proporciona um conjunto de ferramentas emocionais e de trabalho, expedientes fundamentais para o desenvolvimento pessoal e sociocultural do ser humano. É por essa razão que, complementarmente aos momentos de avaliação, oferecemos espetáculos e eventos, que permitem os nossos formandos viver e sentir a música, partilhando-a com amigos e familiares.  

Espetáculos e eventos realizados:

- Festival Amadeus

- Projeto Música pelo Ambiente: Parceria entre a SIRD (Sociedade de Instrução e Recreio Darquense) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na figura do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e dos SMSBVC (Serviços Municipalizados de Saneamento Básico). Em Novembro de 2010, foi lançado o desafio: criar uma letra para uma música relativa ao ambiente em geral ou a algum componente ambiental específico. Em Janeiro de 2011, foram a concurso 30 trabalhos, 11 dos quais foram selecionados para a fase seguinte: produção e gravação de um cd com temas originais. Depois de um extenso trabalho de ensaios e gravações para a produção do CD, o qual foi apresentado no dia 5 de Junho de 2011, Dia Mundial do Ambiente. A apresentação resultou em mais dois espectáculos no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo. 

- Pegada Amadeus: Ciclo de pequenos concertos da Escola de Música Amadeus em várias escolas do ensino regular, sob o mote: "A Amadeus vai estar presente na tua escola, entra no mundo da música e diverte-te connosco, procura-nos nos teus intervalos!". A iniciativa assumiu a forma de jogo - para assistir aos concertos, os alunos seguiam os vestígios das pegadas deixadas pelos músicos da Escola de Música Amadeus no recinto escolar.

- Amadeus Convida

A Escola de Música Amadeus garante a aquisição de competências especializadas através dos estilos que os alunos mais apreciam!